Para trabalhar com maquiagem artística é importante levar em consideração os produtos disponíveis no comércio local e de preço mais acessível e os mais acessíveis são as maquiagens a base de vaselina, dá um certo trabalho para espalhar sem falhas e limpar pinceis e esponjas utilizados com esses produtos também é trabalhoso.
O vermelho é relativamente fácil de espalhar por sua elevada saturação é a cor mais visível em relação as demais e fornece uma cobertura mais uniforme sem tanto trabalho ou "técnica" para a plicação. O mesmo já não se de pode dizer do amarelo e do verde. Na minha pele uniformizar o verde é um teste de paciência. Mas nada que impossibilite escolher uma tríade colorímetrica, sua pele não é uma tela,nem tem a textura de uma tela, pode ocorrer alteração da cor do produto na pele, exceto vermelho. Vermelho raramente muda na minha pele. As cores frias num geral não se alteram tanto, já as cores quentes exigem mais precisão para uma aplicação uniforme e uma leve harmonia para mostrarem beleza.

Batom verde é difícil de não ficar apagado na maquiagem, mas ao lado do vermelho ficou ainda mais vibrante. O verde usado nos olhos é um verde-bandeira, mas como não fica tão uniforme, na foto não ficou tão vibrante ao lado do vermelho. A iluminação dificulta a análise da foto, mas na maquiagem real percebe-se que de fato ao lado de azul o vermelho fica um pouco mais escuro e forte e ao lado do verde (no caso o batom verde) fica mais vibrante e iluminado.
Abaixo um círculo cromático com 12 - cores -luz primárias retirado do livro do Pedrosa. Desenhar e colorir no papel também é um exercício para maquiagem. Existe um sistema gráfico de harmonização de cores, nele são apresentados três coeficientes coloriméticos representados pelas letras X,Y e Z. X representa o vermelho, Y o verde e a letra Z representa o azul. Na foto está marcado a combinação usada na maquiagem que estampa a alegria no natal.


Comments